Olá Pessoal.
Numa conversa interessante com meu amigo Paulo, do Centro Espírita Irmãos da Nova Era, muitas dúvidas foram colocadas por ele, de forma direta ou indireta, sobre qual a razão do nosso blog com essa temática, quais as nossas propostas, e é isso que vou tentar explicar agora, para tentar eliminar essas dúvidas do Paulo e de outros prováveis questionadores.
Bem, eu e o Luiz montamos esse blog depois de uma certa maturidade ideológica, digamos assim, ao menos pensávamos assim na época. Luiz sempre foi anarquista, eu era marxista e com o passar do tempo me tornei também um anarquista, e passamos a falar assim a mesma língua ideológica. Já falávamos porém, a mesma língua em relação a ideologia espiritual, pois somos, os dois, espíritas. Pensamos que no campo filosófico e moral, de todos os "ismos" ou "istas" que podemos ser, o mais importante é ser, antes de tudo, um "humanista", porque ver o que acontece na sociedade a nível intelectual, social, moral, ético, e não se comover, tem que ser alguém muito desumano, e é isso que tentamos não ser, pois estamos, enquanto espíritos encarnados, buscando um aprimoramento espiritual, mas na condição de humanos, e se estamos nessa condição, não cremos que seja um espírito evoluído aquele que se comporta com indiferença frente aos problemas sociais que passam muitas vezes pelo ideológico.
Daí montamos o blog com essa ideia. Somos cristãos, espíritas, mas também somos socialistas. Vemos e criticamos os erros e injustiças que o sistema capitalista provoca na sociedade, pois tem agido por meio da ideologia, da política, de algumas religiões, tradições, etc.
Mas por que Anarkodescita? É apenas um neologismo criado para designar o anarquista kardecista. Daí fazemos uma releitura do anarquismo, pois muitos anarquistas ortodoxos digamos assim, dizem que não se pode ser anarquista e religioso, crer num Deus Soberano, pois isso seria se submeter a um poder e iria ferir o princípio de liberdade individual e coletiva, pregada pelo anarquismo. Porém, não concordamos com essa visão. Assim como muitos marxistas fizeram releituras de Marx, surgindo o Leninismo, o Stalinismo, o Trotskismo, não seguimos à risca tudo que foi pregado por Bakunin por exemplo, Proudhon e muitos outros, pois não concordamos com tudo que eles falaram. Nós seguimos o Princípio da Dialética que propõe a Tese, a Antítese e a Conclusão. A nossa Conclusão é fruto da análise da Tese, da Antítese e daí chegamos ao pensamento final próprio.
Um professor que tive na época da faculdade me dizia que dificilmente uma teoria é totalmente descartável. O Anarquismo têm coisas que podem ser aproveitadas, o Marxismo, o Positivismo, e assim por diante. Eu por exemplo uso muito as teorias econômicas de Marx em minhas aulas e na sustentação de minhas próprias visões anarquistas de sociedade, até porque, por mais que os anarquistas que chamo de ortodoxos não concordem, o marxismo é no fundo, um anarquismo. O que difere o marxismo do anarquismo, é apenas a forma como os marxistas querem eliminar o Estado Burguês para implantar o Comunismo, ou seja, implantando um Estado Proletário, chamado de Ditadura do Proletariado (eu não gosto do nome) e partir para uma sociedade Comunista, sem Estados, sem fronteiras, baseada na igualdade, na liberdade, enfim....e os anarquistas querem acabar com o Estado Burguês e partirem direto para o Comunismo, ou seja, para a sociedade anárquica, sem Estado, sem fronteiras. Nesse sentido, penso que o marxismo tem mais coerência em seus métodos e argumentações. O problema todo que me afastou do marxismo é que na prática, os governantes de países Comunistas que se basearam no marxismo para fazerem Revoluções como URSS, Cuba, China, são déspotas, com governos ditatoriais, que até conseguiram realmente melhorias sociais, mas exercendo um poder próximo da tirania. Sendo assim, podemos concluir que do ponto de vista filosófico e sociológico, o marxismo é o melhor meio, afinal, não podemos desvalorizar a teoria por causa dos homens que se corrompem no poder, mas o Anarquismo é o objetivo final, ou seja, o Comunismo. Mas estou muito longe de concordar com Maquiavel de que "os fins justificam os meios", pois nessas revoluções já feitas contra o sistema capitalista, armadas, os fins não foram muito satisfatórios, tendo em vista que hoje em dia Cuba tem um nível social de vida bom, com excelente saúde, educação, mas ausência de liberdade. A China se diz Comunista mas com enorme concentração de renda, faz negociações com países capitalistas, e uma enorme desigualdade social impera naquele país.
E o cristianismo? O Espíritismo? Qual a relação do Espiritismo com tudo isso? Bem, analisar a vida de Jesus e querer ausentá-lo de lutas políticas, é analisar o texto sem levar em consideração o contexto no qual Ele viveu. Não devemos nos esquecer que na Palestina do século I, Religião e Política andavam juntos. Chefes de Sinagogas, eram também, chefes de Estado. No livro Paulo e Estêvão, Emmanuel diz que Saulo movimentava suas influências para prender Estevão e percebemos que o Estado não falava nada, porque o Estado era Teocrático, ou seja, suas Leis eram as da Sinagoga, serviam tanto à vida religiosa quanto à vida social, e o que era decidido na Sinagoga não podia ser contestado pelo povo. Os judeus também eram governados por um Estado ainda mais poderoso, o Império Romano, mas desde que fossem obedientes e pagassem em dia seus impostos, os romanos não se intrometiam nas crenças judaicas. Aliás, o povo judeu para os romanos era um povo estranho, que acreditava num só Deus, esperavam um Messias Libertador (no caso, até nós espíritas assim como católicos e protestantes, cremos que foi Jesus o Messias), enquanto eles romanos acreditavam em vários deuses, se achavam invencíveis devido a força de seu exército, entre outras diferenças.
O ponto em que o espiritismo se assemelha com o anarquismo, o marxismo, é exatamente o respeito à igualdade, à liberdade, à justiça. Daí, penso que pode haver sim, uma junção das duas doutrinas, a filosófica socialista, que luta por uma sociedade mais justa, e a espírita, que orienta como crescer espiritualmente, colaborando na construção dessa sociedade.
Jesus não veio com o discurso político, mas com uma atitude política em favor dos pobres, dos necessitados, lutando contra a desigualdade social, mandando sim dar a César o que era de César, pois um homem que falava do amor não podia pregar uma revolução, mas a sua vida já foi em sí a revolução que desestruturou o poderoso império romano, provocou cruzadas em seu nome, guerras entre católicos e protestantes na Irlanda. Como dizer que os ensinamentos de Jesus estão desvinculados da política? Ele desestabiliza o Sistema Capitalista por pregar um amor que queira a Igualdade, e isso no mundo Globalizado incomoda. Jesus ensinou tudo o que Marx ensinou, só que Marx falou na linguagem da economia, Jesus falou e viveu na linguagem do amor. Mas os dois viram que um sistema que só pensa no lucro, com desculpas muitas vezes patéticas como a da geração de empregos, que podem também ser gerados numa sociedade menos desigual, que cuida dos seus velhos, das suas crianças, que respeita o negro, a prostituta, o pobre.
Enfim Paulo, e meus outros queridos amigos, espero que esse breve esboço tenha servido para explicar onde queremos chegar, qual a nossa proposta. Não pregamos nada diferente daquilo que se prega nos centros através dos Evangelhos, mas o mundo evoluiu, as tecnologias proporcionaram a diminuição das distâncias, do tempo, e o mundo é Globalizado, e atualmente só pensa em economia. É preciso haver alguém que pregue o amor de Jesus aos alienados, aos executivos preocupados com lucros, aos intelectuais revoltados com o sistema e que passam a não acreditar em mais nada, e é isso que estamos fazendo, eu e meu amigo Luiz através de Anarkodecista. Queremos completar e não separar. Não porque pensemos que o espiritismo precise de uma completude que será trazida por nós. Não, nada disso. Mas por saber que as pessoas da Era Globalizada falam várias linguagens diferentes, e atualmente para se falar de Jesus com muita gente, não podemos deixar de usar o discurso econômico e político. Basta ver que na Líbia o mundo tá desmoronando e a preocupação do mercado interncional é com ó preço do barril de petróleo. Juntem-se a nós, serão muito bem vindos.
Deus abençoe à todos.
- Uilson Carlos
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