sexta-feira, 29 de outubro de 2010

A vida é muito curta para ser pequena.

Com essa frase de Benjamim Disraeli começo minha conversa com vocês porque domingo iremos todos votar, e penso que assim como Paulo Freire dizia, é preciso ter Esperança do verbo Esperançar, ou seja, uma Esperança que busca mudanças, evoluções, e não Esperança do Verbo Esperar. Porque isso se resume ao conformismo, à apatia.

Domingo iremos às urnas novamente, mas não pensemos que Serra ou Dilma são enviados dos céus para resolver nossos problemas individuais ou coletivos, mas tenhamos em nossa mente que um desses dois serão governantes de um Estado, e daí terão poder. E se esse poder ao invés de servir, se serve, esse é um poder que não serve.
Não coloquemos nas mãos de um governante a liderança de um Estado que controla nossa vida cívica e deixemos que o resto eles e o destino cuidem. Esse é o erro da população brasileira em relação à política. Há uma frase não me lembro de quem, que diz que aqueles que não gostam de política são governados pelos que gostam.
O homem é um animal político.
Se vocês no âmbito político se resumem apenas a votar e reclamar, não se esqueçam deu ter dito a vocês que reclamar é diferente de criticar, porque o crítico teoricamente tem uma lógica, mas o que reclama não tem lógica, apenas uma reclamação sem fundamentos no geral, e que servem mais para incomodar do que para mudar.
Tenhamos esperança no futuro do país mas tendo consciência de que esse poder não é Divino, ele deve ser observado, cobrado, criticado por todos nós, porque o líder do Estado que for eleito domingo, tomará decisões que muitos não percebem, mas afetam nossa vida pessoal quase sempre.
Portanto, não se ausente de suas obrigações, não cívicas apenas, mas morais. Porque também há outra frase interessante que diz que os ausentes nunca tem razão. Se a sociedade quiser construir um país melhor para todos, num futuro mais próximo e para a próxima geração, ela não deve se limitar a simples obrigações cívicas porque daí a democracia seria apenas um cinismo de pessoas que querem votar logo para ir prá práia sem pegar trânsito.
Thomas Hobbes propôs que a sociedade abrisse mão de sua liberdade para depositá-la nas mãos de um soberano, por isso,  o chefe do Estado e a Existência desse Estado que manda e você como cidadão tem de obedecer. Porém, já que o Estado existe e vamos depositar um poder tão grande nas mãos de alguém, não votemos apenas pela pela simpatia que um ou outro imprime. Não, não façam isso.Votem em propostas de governo. Mesmo que vocês se decepcionem depois, tenham motivos maiores, tenham Esperança do Verbo Esperançar. Porque ao contrário do que disse Tiririca, pior do que está fica a situação política, e com isso, nossa vida se torna mais difícil, mais infeliz, e perde em qualidade, esperança, felicidade e até longevidade.
Sendo assim, termino deixando essa frase de Beijamim Disraeli, que usei quando comecei  esse texto: A vida é muito curta para ser pequena.
Sejamos Grandes, sejamos pessoas dignas, sejamos unidos.
-Uilson Carlos

Nenhum comentário: