quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Não se Ausente da Realidade

Olá Pessoal.
Hoje em minhas aulas estive falando de problemas inerentes ao sistema político atual e a nossa influência pessoal no estado atual das situações.
Penso que, como Maquiavel dizia, não se pode fugir da verdade efetiva das coisas. O ser humano do início do século XXI optou por se ausentar muitas vezes, da realidade, das dificuldades por ela imposta, e daí tanta gente lendo livros de auto-ajuda, porém, sem tomar posturas que mudem as relações sócio-econômico-políticas. É mais fácil se conformar do que agir, é mais cômodo reclamar, ao invés de criticar, pois a crítica demanda conhecimento, e no mundo atual, conhecimento é desprezível para muitos, desde que a carteira esteja farta de dinheiro ou cartões de crédito. Capitalismo requer consumismo, não intelectualidade.
As frustrações advindas desse tipo de realidade, de inação, são enormes, porque o ser humano talvez ainda não tenha percebido que a paz e a justiça passaram a ser apenas conceitos distantes, exatamente porque essa mesma raça humana, se desviou dos seus princípios, ou seja, se distanciou do Criador, de Deus.
As formas como o ser humano deve retornar a sua Origem não há, digamos assim, de uma forma homogênea. Eu e meu amigo fizemos esse blog analisando problemas e situações do ponto de vista espírita e anarquista, mas, em se tratando de relação espiritual, não pregamos que o Espiritismo seja a única forma de crer que possa ser considerada correta ou melhor, o que pregamos é que o ser humano não pode viver longe de Deus. As formas são erradas ou corretas dependendo da consciência espiritual de cada um, e de acordo com suas necessidades.
O mundo precisa de Luz. A Luz de Jesus é necessária primeiro no coração dos homens, para que daí, cada homem possa ser uma lanterna do Mestre Jesus.
A questão é que as pessoas resolveram se ausentar, se esconder, através de desculpismos e inércia. Há várias formas de sermos ausentes. A ausência não se limita, no campo das relações humanas, à presença ou distância de um ser a quem temos simpatia ou antipatia. A ausência se caracteriza pela falta de vontade, pelo comodismo, por não agregar nada de positivo à Vida.
 Não se ausente, não se esconda, não corra das realidades tentando camuflá-las. A vida é o que é, e nem sempre será aquilo que queremos que seja. O problema é que sempre foi assim e continuará sendo, mas nós que somos muitas vezes, demasiadamente melindrosos e sofremos como crianças que não ganham doce, vociferando contra o próprio Deus, porque a vida não se tornou o que esperávamos. Mas, de repente a vida não está como queríamos porque não tomamos postura, não agimos, apenas esperamos. Eu tomei uma postura hoje. Escrevi aqui para vocês. E vocês, o que farão?
- Uilson Carlos

2 comentários:

Anônimo disse...

Acredito que o Estado só funciona quando todos os seus orgãos , inclusive a sociedade , funcionam , não basta somente uma ação sua ou minha tem que haver uma mobilização de grande patamar capaz de reverter a situação na qual vivemos , porém o povo brasileiro não tem uma ideologia pela qual vale a pena lutar , a última vez que isso aconteceu foi há 50 anos atrás , hoje é possível perceber que nossa sociedade não tem um rumo para tomar , não se vê uma luz no fim do túnel . É óbvio que devemos tentar mudar e não desistir , entretanto ás vezes a insistência da lugar ao sentimento de impotência .

Uilson disse...

Olá meu caro ou minha cara. Desculpe mas vou ter que descordar de você, pois penso que o que o brasileiro mais tem é motivo pelo qual deva brigar, lutar, mas o que não tem, isso sim é uma raridade, é vontade. O comodismo tomou conta dessa geração porque é como eu disse hoje em sala de aula e muitos alunos concordaram: As pessoas hoje não querem mais saber de ideologias porque demanda pensar, e porque devem pensar se já são bonitas? Porque o bonito tem que ser também inteligente nessa sociedade onde a pessoa que nasceu bonita já tem 80 por cento das portas abertas? O problema é que para aqueles que são "apenas" bonitas, elas se abrem mas também se fecham muito rápido, porque muito mais importante que as belezas no mundo globalizado, são os lucros.
- Uilson Carlos