quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Relações de trabalho deveriam ser relações humanas.

Olá Pessoal.
Nesse fim de semana andei relendo o livro Cartas da Prisão, de Frei Betto, e vi que numa das cartas que ele escreveu para a família na época, no período da Ditadura Militar, é abordada uma questão social importante que é a relação entre patrões e empregados.
Concordo com Frei Betto que esse tipo de relação ainda guarda resquícios da escravidão. E o problema é que querem acabar ainda com os Direitos Trabalhistas no Brasil. E isso apenas para reduzir custos. Mas, para que serve a verba arrecadada em impostos quando essa não é gasta com a sociedade?
Quem é empregado sofre muitas vezes, inúmeras humilhações, mesmo tendo Direitos Trabalhistas. Agora imaginem como será a situação se as Relações Trabalhistas passarem a se basear apenas em Contratos?
Também penso como ele, que nenhum empregado deveria ser obrigado a fazer aquilo que seu patrão não se considera digno de fazer. Isso porque no Brasil, emprego não é uma forma de desenvolvimento social, de levar oportunidades, mas sim de estabelecer uma Relação de Poder. Daí, o lado mais fraco sempre sair perdendo, e o lado mais fraco não tem o Estado Neoliberal a seu favor.
Obama está perdendo o Poder dentro da Presidência Americana exatamente porque tem pensado mais nos necessitados do que de costume. Pobreza naquele país, e num mundo globalizado, é fonte de riqueza para poucos. A Saúde é um negócio, não uma prioridade em si, por ser um Direito Humano.
Agora eu convido meus amigos de fé, espíritas como eu, a reverem algumas posturas e passarem a questionar mais, exigir, lutar. Jesus lutou pelos mais pobres, educou-os e pagou com a própria vida, e hoje em dia, não há nada mais irritante do que um espírita que se conforma com tudo, que não analisa a política, porque vive apregoando uma fé na minha opinião ingênua demais, dizendo que tudo está controlado por Deus. Que Deus controle tudo eu não duvido, mas Jesus também sabia disso e mesmo assim deu vista aos cegos, curou paralíticos, matou a fome, etc. Imaginem o que teria sido a Obra de Jesus se Ele tivesse parado prá dizer uma coisa horrenda, dita por alguns espíritas como: "Ah, mas eles sofrem porque na vida passada devem ter feito por merecer!" Meus irmãos, me perdoem se minhas opiniões ferem, agridem, mas isso não é Fé, é Desculpismo para se manter de braços cruzados.
Cristãos Verdadeiros, sejam Católicos, Espíritas, Evangélicos, enfim, não podem se ausentar da vida política. Não podem dizer Amém a todas as decisões desse Estado que arrecada impostos mas corta verbas, que não cuida de seu povo.
Sei que muitos espíritas, seja por uma virtude que não tenho ou por ignorância, vão dizer que cada um deve fazer sua parte, porque Deus controla tudo como eu já disse. Sim eu sei disso. Mas respondo para terminar que a minha parte, eu faço lutando pelos menos favorecidos, pelos perseguidos por um poder Estatal injusto, pelos desabrigados. Assistencialismo materializados em pratos de sopa por exemplo, são muito bem vindos, mas é preciso cortar a raiz do mal. E a raiz do mal está exatamente no Poder Legal, que torna a Saúde, o Emprego, Relações Sociais enfim, apenas meras fontes de lucro.
Eu estou lutando mais campo ideológico, intelectual, mas estou lutando. Todo Cristão, como eu já disse, deve lutar, intelectualemente, materialmente, mas penso que também, políticamente Pois a política é a estrutura do Poder Legal. Lute por isso. Assim fez Jesus ao desmascarar um sistema desigual, comandado pelos romanos, e dentro de Israel, já naquela época, com a conivência dos próprios judeus, que tiveram a sorte de nascerem ricos. Era mais fácil se aliar ao Império Romano e desfrutar as honras de um cidadão romano, quando se tinha Cidadania Romana adquirida, do que lutar. Afinal, quem sofria na época de Jesus, tanto na Israel daquele tempo, quanto no Brasil de hoje, foram e são os pobres. Mas Jesus lutou por eles e morreu por isso. Não sejamos nós os Fariseus atuais, que se conformam só por fazermos parte talvez, de uma medíocre classe média. Seja Cristão de Fato! Ame Jesus Vivendo o que Ele Viveu! E não se Esqueça de Agradecer a Deus por isso.
- Uilson Carlos

Nenhum comentário: